Início > Uncategorized > ‘Estado não dá conta da segurança’, diz autor do projeto para revogar desarmamento.

‘Estado não dá conta da segurança’, diz autor do projeto para revogar desarmamento.

aa-armaA onda de violência assola a sociedade e deixa a maior parte dela revoltada, levando muitos a crer que a solução seria que os cidadãos comuns fossem autorizados a portar armas para que pudessem se defender. Mais de 14 mil brasileiros já se manifestaram na consulta pública que é realizada pelo site do Senado sobre o Projeto de Decreto Legislativo 175/17, que propõe a revogação do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Até as 18h07 desta terça (12), 77.186 eram a favor e 2.775, contra.

O senador Wilder Morais (PP-GO) é o autor do projeto que propõe a realização de um plebiscito para a revogação do Estatuto do Desarmamento e sua substituição por um instrumento normativo que assegure o porte desse tipo de arma a pessoas que preencham determinadas regras. Ele acredita que hoje o Estado não dá conta de proteger a sociedade.

“Hoje o Estado não dá conta de fazer a proteção das pessoas e está tirando a liberdade de quem queira ter arma e de quem tenha a condição de ter uma arma também. Não quer dizer que o Brasil inteiro vai se armar, agora, as pessoas que queiram ter, têm que ter o direito de se defender, de defender sua família”, afirmou o senador em entrevista à rádio Rádio Correio SAT/98 FM.

De acordo com ele, vários critérios serão adotados para que o porte seja liberado para um cidadão. “Vai ser como tirar uma carteira de motorista; tem todo um critério para você ter uma arma. Tem que ter curso, tem que passar por psicólogo. Eu fui criado com armas em casa, meus pais, meus avós tinham armas e nem por isso eu vi um acidente em casa”, explicou Wilder.

Wilder destacou que depois do estatuto do desarmamento, o número de homicídios no Brasil só cresceu. “Depois do desarmamento, nós aumentamos em 20% o número de homicídios com arma de fogo. Nós estamos chegando a 60 mil mortes por ano, então isso não adiantou nada e está tirando a oportunidade de os brasileiros terem o direito de defesa”, finalizou.

Secretário de Segurança se divide

O secretário de segurança da Paraíba, Cláudio Lima, se mostrou favorável ao estatuto do desarmamento, mas defende que o Estado mais controle sobre as armas e se divide entre ser contra a revogação e a favor que parte da população tenha acesso a armas.

“Eu sou a favor do estatuto do desarmamento, mas ele precisa de aperfeiçoamento. E de que forma na minha visão como cidadão? O aperfeiçoamento deve ser dos dois lados, do lado do cidadão e do lado do Estado. O Estado Brasileiro precisa ter um maior controle sobre as armas e não tem. Este controle deve ser a partir da fábrica, a partir da importação, a partir do tráfico e também do contrabando. Este controle do Estado precisa ser na própria legislação de ser mais forte, mais determinante” , afirmou Cláudio Lima.

Pela parte do cidadão, segundo ele, é preciso encontrar alguma forma para que ele possa se defender, mas com critérios.

”Por parte do cidadão, deve haver um aperfeiçoamento no sentido de que o cidadão de bem, que seja capacitado para usar arma também, que ele possa ter o seu porte de arma, agora, não pode abrir para todo mundo só porque é cidadão de bem. Tem gente que se tiver uma arma na mão, mesmo sendo um cidadão de bem, ele não aguenta uma pessoa no trânsito olhar feio para que atira. Então eu acho que tem que haver uma forma inteligente de se descobrir uma maneira de atender a sociedade através de critérios muito rígidos”, finalizou.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: