Início > Uncategorized > Chove mais do que média histórica em 41 cidades da PB no mês de julho.

Chove mais do que média histórica em 41 cidades da PB no mês de julho.

chuvasA cidade de Cabedelo registrou 419,9 milímetros de chuva no mês de julho, de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) desta segunda-feira (31).

Outras duas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa também tiveram registros de destaque: João Pessoa acumulou 393,4 milímetros ao longo do mês, 66% acima da média histórica de 236,6 milímetros; e em Alhandra choveu 347 milímetros, 45,15 acima dos 239,6 milímetros esperados. A Aesa não disponibilizou a média histórica das chuvas em Cabedelo.

Além destas duas cidades, outras 39 cidades registraram mais chuvas em julho do que a média histórica para o mês. Em Vista Serrana, no Sertão, o acumulado foi 5,5 vezes superior ao esperado. Campina Grande também está nesta linda, já que registrou 185,8 milímetros, 74% a mais do que a média de 106,7 milímetros de chuva. Boqueirão, onde está o açude Epitácio Pessoa, que abastece Campina Grande e mais 18 cidades da região, as chuvas registradas pela Aesa somaram 80,2 milímetros, enquanto o esperado era 55,6 milímetros.

Bom Jesus com menos de 1 mm de chuva

No outro extremo, em Bom Jesus a chuva que caiu não passou de 0,3 milímetro. Também choveu menos de 10 milímetros em outras dez cidades: Belém do Brejo do Cruz, Bonito de Santa Fé, Serra Branca, Teixeira, Casserengue, Barra de Santa Rosa, São João do Tigre, Baía da Traição, Monte Horebe e Malta.

Para esta segunda-feira, a previsão da Aesa é de ocorrência de chuvas no Litoral, no Brejo e no Agreste, onde as chuvas de julho se concentraram. Mas as cidades do Cariri, Sertão e Alto Sertão seguem com céu nublado, situação que deve se repetir na terça-feira (1º). A temperatura se mantém baixa, especialmente no Cariri, onde a mínima deve chegar a 16°C.

Apesar da chuva registrada no estado, 24 reservatórios de água terminam o mês em situação considerada crítica, com menos de 5% de seus volumes. Por outro lado, oito açudes estão sangrando nesta segunda-feira. O açude Epitácio Pessoa, que abastece 19 cidades que estão em racionamento de água desde dezembro de 2014, está com 7,73% de seu volume.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: