Início > Uncategorized > 3 mil RGs à espera dos donos na Paraíba.

3 mil RGs à espera dos donos na Paraíba.

carteiras-manaira-shoppingEnquanto tem gente penando para conseguir uma carteira de identidade, cerca de 3 mil cédulas esperam por seus donos nos postos de atendimento do Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC), em todo o Estado. Os documentos foram solicitados, nos últimos dois anos, mas as pessoas não foram buscar.

O IPC emite, aproximadamente, 200 mil RGs, por ano, e quase a metade deles por motivos emergenciais. O chefe do Núcleo de Identificação Civil e Criminal do IPC, Marcus Lacet Junior, disse que, a cada dois anos, o órgão se vê obrigado a destruir as cédulas de identidade ‘encalhadas’. O IPC alega que não pode manter documentos tão importantes guardados indefinidamente, por uma questão de segurança.

Enquanto isso, numa situação completamente oposta, muita gente teve que esperar por até três meses pelo Registro Geral, porque faltaram cédulas para impressão, no Estado. A emissão se normalizou na segunda quinzena do mês passado. No início desta semana, cerca de 5 mil RGs impressos ainda aguardavam para serem conferidos e disponibilizados para entrega.

Marcus Lacet lembrou que a única regra válida é que o documento deve estar em bom estado e a foto precisa identificar a pessoa. Por isso, é importante atualizar o documento em caso de mudança de faixa etária (porque a aparência não é a mesma) ou de estado civil (casamento, divórcio…), o que muita gente não tem o hábito de fazer.

Outros documentos identificam

O RG é um documento importante, mas não é o único que pode ser usado para identificação. Quem não estiver com a carteira de identidade, pode apresentar, em muitas ocasiões, carteiras de habilitação (CNH) e de trabalho e passaportes. O chefe do Núcleo de Identificação do IPC, aconselha a quem se sentir prejudicado por uma exigência descabida, que procure seus direitos, seja na Infraero, Procon e até no Ministério Público.

Lacet também pede aos donos das milhares de carteiras de identidades ‘encalhadas’ que vão buscar seus documentos para evitar que sejam destruídos e que haja desperdício de dinheiro público.

COMO SOLICITAR RG
– No dia 15 de cada mês (a data pode variar, caso

não seja um dia útil), é aberto o agendamento no site do IPC para os postos de atendimento de João Pessoa e Campina Grande.
– Nas demais localidades do Estado, basta se dirigir diretamente às Casas da Cidadania ou procurar postos de identificação municipais.
– A 1ª via de RG é gratuita.

Fonte: Seds-PB

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: