Início > Uncategorized > Sucessão de erros ou falta de sorte nas administrações?

Sucessão de erros ou falta de sorte nas administrações?

e313ffcc23b3b83206f3825624510590A prisão do prefeito de Bayeux, Berg Lima (Podemos) – preso em flagrante na quarta-feira, por suspeita de crime de corrupção ativa – trouxe de volta questionamentos sobre as gestões municipais das principais cidades da Região Metropolitana de João Pessoa (destaque para Bayeux, Santa Rita e Cabedelo).

O afastamento do prefeito do cargo expôs a preocupação que atinge os moradores das três cidades com a qualidade de seus gestores e a condução das administração ao longo da história. Um questionamento que especialistas políticos tentam esclarecer sobre a dificuldade que esses três grandes municípios têm tido, ao longo dos anos, na escolha dos seus gestores. Segundo os profissionais ouvidos, a população pode ser a principal culpada por tantos problemas.

O cientista político, Ítalo Fittipaldi, explicou que apesar de cada cidade ter a sua particularidade, no caso da Região Metropolitana da Capital o problema da escolha de mal gestores para comandar as prefeituras municipais está no eleitorado. “Não há como tirar a culpa dos eleitores em relação a essa problemática”, disse o especialista.

Ele citou como exemplo a cidade de Cabedelo, um dos maiores PIBs da Paraíba. “Muita gente mora no bairro de Intermares, mas a maioria não vota na cidade. Quem vota lá são as pessoas que moram na área mais central. Então basta pegar dados a cerca de escolaridade e nível de renda dos eleitores, que sem dúvida vamos ver a influência da população para o tipo de candidatura que está sendo conduzida ao Executivo Municipal”, revelou.

População é responsável

Já o especialista em política, Fábio Machado, acredita que a dificuldade surge do fato das prefeituras, na maioria das vezes, terem a tendência a ficar sob o domínio dos mesmos, geralmente uma ou duas famílias ou grupos, que se revezam no poder contribuindo para que não ocorra o desenvolvimento e uma administração que traga mudanças. “Se você analisar de Cabedelo a Cajazeiras, você vai encontrar problemas dessa natureza. Esse grupo que se intercala no poder traz prejuízo para a gestão”, explicou.

Ele também concorda que uma parcela da culpa está nos eleitores que elegem seus candidatos para comandar os municípios. “Nós precisamos traçar também um perfil do grau de organização da sociedade nessas cidades da Região Metropolitana e ter ações para que de fato exista cobrança nesses lugares. A gente culpa os partidos, lideranças e espaços políticos, mas a organização da sociedade conta bastante. Sem essa organização e ação não há como modificar a política”, acrescentou o cientista político.

O caso mais recente de problemas no Executivo Municipal foi em Bayeux, onde Berg Lima foi flagrado ao deixar um restaurante, no bairro do Sesi, após receber dinheiro de um empresário que é fornecedor da Prefeitura e também dono do restaurante.

Caso complicado também passou Santa Rita, quando o ex-prefeito Reginaldo Pereira foi afastado do cargo várias vezes, ora pelos vereadores da cidade ora pela Justiça. Ele teve o mandato cassado pela Câmara Municipal em 2014, retomou o mandato por decisão judicial, teve a cassação anulada pela Câmara Municipal.

Causando desgaste a população, o último afastamento de Reginaldo Pereira da prefeitura aconteceu em setembro de 2015, quando uma decisão judicial determinou que ele deixasse a prefeitura. A posse do vice-prefeito Netinho, aconteceu no dia seguinte.

Já em Cabedelo foi a desistência do ex-prefeito Luceninha no ano de 2013, que causou transtornos à administração. Na época ele alegou dificuldades para gerir o município, que tem o segundo maior orçamento do estado da Paraíba.

Quem assumiu foi o vice-prefeito Leto Viana, que conseguiu vencer as últimas eleições e permanece no comando da prefeitura de Cabedelo. Jornal Correio

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: