Início > Uncategorized > Cartaxo anuncia reforma da Bica e pagamento do 14º da Educação.

Cartaxo anuncia reforma da Bica e pagamento do 14º da Educação.

luciano-cartaxoEm entrevista exclusiva à rádio CBN João Pessoa, divulgada hoje (23) pela emissora, o prefeito Luciano Cartaxo (foto), de João Pessoa, anunciou que vai reformar o Parque Arruda Câmara (A Bica) nos parâmetros da obra que revitalizou o Parque Solon de Lucena (A Lagoa) e com o dinheiro extra da repatriação de recursos vai pagar em janeiro (provavelmente no dia 17) o 14º salário de professores e funcionários da Educação.

Cartaxo foi perguntado sobre assuntos políticos e problemas do cotidiano da cidade. Falou desde a fama de ‘festeiro’, marca da qual se desgarrou nos últimos dois anos, ao projeto para a Barreira do Cabo Branco e até de ônibus sem cobrador.

O prefeito também disse que espera no seu segundo mandato contar integralmente com Manoel Júnior (referindo-se ao desejo do vice-prefeito de permanecer na Câmara dos Deputados) e confirmou o primeiro nome para o secretariado que com ele toma posse no dia 1º de janeiro.

A seguir, os principais tópicos da entrevista e um resumo das respostas do prefeito Luciano Cartaxo, que concedeu a entrevista na tarde da última segunda-feira (19) no restaurado Hotel Globo.

‘Prefeito festeiro’ – Quando assumiu, lembrou, a cidade estava numa sequência de festas tradicionais. O cenário econômico era diferente, o que permitiu, inclusive, resgatar um pouco São João da Capital. Em 2014, apesar da mudança visível de cenário, ainda investiu nos festejos tradicionais, mas a partir de 2015, com os efeitos da crise batendo mais forte, teve que suprimir até o Extremo Cultural da programação. Se voltar a fazer esse tipo de evento, terá que ser bem mais simples, bem menos oneroso. Dia 28 entrega a última obra do ano que é a Upa de Cruz das Armas. Até lá, define se dá pra realizar o Extremo Cultural em janeiro.

Sem um vice pra chamar de seu – “Nós (ele e Manoel Júnior, o vice eleito) fomos candidatos juntos. Apresentamos uma chapa completa. Temos compromisso com a cidade. Não foi apenas para ganhar as eleições. O objetivo foi unir mais forças para governarmos a cidade. O apoio da bancada federal (onde o vice quer ficar) é importante, mas como vice ele pode dar uma contribuição muito maior, com a experiência de quem já exerceu o cargo e foi prefeito por três mandatos de Pedras de Fogo”.

Barreira do Cabo Branco – Ao assumir, em 2013, viu que a Prefeitura não tinha sequer um projeto executivo para enfrentar a erosão da falésia. Providenciou o projeto. A empresa vencedora da licitação aberta para tanto entregou o trabalho em menos de dois anos. Desde então, vem dialogando com os diversos segmentos interessados na barreira, inclusive os Amigos da Barreira, mas… “Temos um projeto e vamos tocá-lo”, garantiu, lembrando que o projeto executivo ficou retido 15 meses na Sudema, mas, uma vez liberado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou o fatiamento da obra em quatro fases. A segunda está sendo concluída, que é o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima). Na sequência, virá o complemento das obras de drenagem (que começaram nos acessos à Estação Ciência, na Rua Luzinete Formiga) e a execução do plano de contenção do desmoronamento da barreira.

‘Inferno das Andorinhas’ – É como o blogueiro chama a ponte que está sendo construída há três anos no final da avenida Beira-Rio. Foi projetada para evitar alagamentos do assoreado Rio Jaguaribe, que naquele trecho corre entre a Rua do Capim e da rotatória de acesso aos bairros do Cabo Branco e Altiplano. Disse que entrega a primeira parte (o primeiro vão, sentido praia-centro) na segunda quinzena de janeiro próximo e conclui toda a obra até o meio do ano de 2017.

Uber – Está cumprindo a legislação aprovada pela Câmara que, por enquanto, proíbe o aplicativo na cidade. Não se referiu a decisões liminares que suspenderam os efeitos da lei contra o serviço.

Memorial Sivuca – Esteve com o então ministro da Cultura, Juca Ferreira, quando era vice-governador do Estado, mas a liberação de recursos ficou apenas apalavrada. Desde então, não houve nada de concreto. Projeto foi apresentado no Maranhão II (fevereiro de 2009-dezembro de 2010). Governo posterior não deu sequência. “Temos que ter prudência. A Prefeitura não tem condições de sozinha bancar o projeto”, declarou.

Ônibus sem cobrador – Não recebeu nenhuma reclamação sequer dos trabalhadores ou do sindicato que os representa. Pontualmente, onde há uma demanda menor, tem informações de que alguns ônibus circulam sem cobrador. Prometeu ver se o problema afeta linhas de grande percurso ou de movimento mais intenso.

Novo secretariado – Confirmou apenas o nome do jornalista Josival Pereira na Secretaria de Comunicação. Já tem uma base e vai fechar a equipe até o final de ano. Não pretende aproveitar Manoel Júnior, que é médico, na Secretaria de Saúde.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: