Início > Uncategorized > Cruzamento da linha férrea que matou cinco em Sta. Rita continua sem cancela.

Cruzamento da linha férrea que matou cinco em Sta. Rita continua sem cancela.

cbtu-linha-de-trem-sem-cancela-2Quase dez meses após o acidente entre um trem e um ônibus ter provocado a morte de cinco pessoas, a linha férrea no distrito de Várzea Nova, em Santa Rita, continua sem cancelas. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) confirmou a informação, mas disse que a responsabilidade da colocação das cancelas cabe à Prefeitura Municipal de Santa Rita.

Através da assessoria de imprensa, a CBTU explicou que, segundo a legislação, a colocação das cancelas deve ser feita por quem chega por último ao local. Como a linha férrea chegou no ano de 1828, e a criação do município se deu depois dessa data, cabe, então, à prefeitura tal responsabilidade.

Esta repórter tentou por diversas vezes durante a semana qualquer contato com autoridades da Prefeitura de Santa Rita, mas não obteve sucesso. Os telefones dos setores de Comunicação Social e de Trânsito que constam no site oficial da prefeitura (www.santarita.pb.gov.br) não funcionam.

Ainda de acordo com a CBTU, um mês após o acidente em Várzea Nova, foi realizada uma reunião na qual foi solicitado, pela Prefeitura, um projeto para a linha férrea, com as devidas especificações técnicas para as cancelas. Uma vez entregue, o projeto não saiu do papel até o momento, segundo a CBTU, que não soube informar detalhes sobre alguma data ou prazo para instalação do dispositivo. A CBTU só faz o projeto para quem solicita.

A Companhia esclareceu ainda que a cancela é uma sinalização facultativa, mais um item a mais para a segurança na linha férrea. A sinalização obrigatória, sonora e luminosa, além da Cruz de Santo André, é de responsabilidade da CBTU, que garantiu manter tudo em pleno funcionamento.

O acidente que matou cinco pessoas ocorreu em 29 de fevereiro deste ano, em um final de tarde, quando muitos passageiros retornavam de suas atividades rotineiras. O anúncio da colocação das cancelas veio após o grande clamor social provocado pela tragédia que ganhou repercussão nacional.

(Valéria Sinézio, com fotos cedidas pela CBTU)

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: