Início > Uncategorized > 48 cidades da Paraíba na mira do ‘novo cangaço’

48 cidades da Paraíba na mira do ‘novo cangaço’

banco-do-brasil-800x600Quarenta e oito cidades paraibanas já foram alvo do chamado ‘novo cangaço’ este ano. Isso representa 21% do total de municípios no Estado. O bando, ou bandos, age explodindo bancos e correspondentes bancários e aterrorizando os moradores dessas localidades que se sentem indefesos mesmo com a presença da polícia. Já foram 70 ações violentas contra agências em 2016. Os criminosos geralmente se reúnem em grande número e usam um forte armamento. Por conta disso, não são impedidos por policiais que, na grande maioria das vezes, estão em apenas dois ou três e com armas de pequeno porte. Os números são do Sindicato dos Bancários na Paraíba.

Somente nestas segunda e terça-feira três cidades foram alvos. Dessa vez foram as cidades de Conceição e Serra Redonda, que sofreram com a ação dos bandidos na madrugada. Ontem um outro caso aconteceu na cidade de Pilar. Na madrugada desta segunda-feira (15), bandidos cercaram a Companhia da Polícia Militar da cidade, acuaram os policiais e explodiram a agência do Banco do Brasil do município.

Uma moradora do local, que não quis se identificar, falou o que sentiu durante a ação. “Eu moro um pouco longe do banco, mas escutei o barulho das explosões e do tiros. A ação durou uns 40 minutos. O que eu soube é que só tinha três policiais na Companhia, quando começou a situação, eles ligaram para os superiores e receberam a ordem de não sair para a rua. Eras muitos cara na cidade”, disse.

Ela falou ainda sobre o prejuízo que a população sofre com estas explosões, além do medo da insegurança. “Quando acontece isto, a gente tem que ir para a cidade vizinha ou para um correspondente bancário, quando é conta de pequeno valor. A gente fica com medo, não tem quem nos defenda. O cidadão está refém. Eu acordei com o barulho e chamei meu esposo. Mas acho que a cidade toda praticamente acordou. Foram três explosões e vários tiros”, finalizou.

De acordo com o assessor da Polícia Militar, Major Lucas, “o efetivo policial em cada cidade é determinado a partir do número de habitantes e da demanda de ocorrências policiais, sendo que onde o efetivo é menor, existe um reforço de guarnições suplementares em horários alternados. A responsabilidade é de vários atores. A sociedade quer saber de onde vem tanta dinamite e armas de guerra, a exemplo de fuzis calibre 7,62”.

Ataques a bancos 2

O Procon da Paraíba promoveu uma reunião com representantes de instituições bancárias, na manhã desta terça-feira (16), para discutir o cumprimento da lei que torna obrigatória a instalação de dispositivos em caixas eletrônicos que inutilizem as cédulas em caso de violação desses equipamentos. A coordenadora Késsia Liliana Cavalcanti  afirmou ser fundamental preservar o direito do consumidor ante essa modalidade de crime.

“A lei já vem sendo cumprida, no entanto precisamos avançar ainda mais. É preciso que as instituições, em sua totalidade, instalem esses dispositivos a fim de desmotivar esse tipo de ação criminosa e, assim, dar segurança ao consumidor”, disse. “É uma questão que não é apenas de polícia. Por isso, cada um de nós precisa fazer a sua parte”, prosseguiu.

Uma nova reunião será realizada no próximo dia 24, que deverá contar também com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). “Após essa reunião, iremos intensificar as fiscalizações em todo o Estado e aplicar o que prevê a lei, a fim de garantir o direito do consumidor paraibano”, finalizou Késsia Liliana, lembrando que foi solicitado aos representantes das instituições um relatório sobre a quantidade de caixas eletrônicos na Paraíba e o número dos que contam com dispositivos para inutilizar as cédulas em caso de violação.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: