Início > Uncategorized > Se vende a política de atos republicanos e a ação é da política dos coronéis.

Se vende a política de atos republicanos e a ação é da política dos coronéis.

rAs “degolas” depois do rompimento revelam a face fisiologista da política.

Já se naturalizou e a gente nem acha mais absurdo. “Na política é assim”, disse um amigo. Disse isso sobre as mais de 10 exonerações de peemedebistas do governo do Estado; aliados do senador José Maranhão (PMDB).

As “degolas” revelam a face fisiologista (conhecida) da política do toma lá da cá, nesse caso, travestida republicanismo. Pelo menos nesse quesito, as práticas são as mesmas do Brasil colônia ou das capitanias hereditárias.

A mesma prática de sempre, na qual ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios a interesses privados ou de grupo, em detrimento do bem comum.

É simples: deu apoio, tem cargo e espaço no governo. Não importa se tem competência ou se está realizando um bom trabalho. Rompeu, pode “vazar”. Entrou por meio de uma aliança, sai quando essa aliança se quebra. Quem entra, sabe da regra. E o povo que assista e veja como funciona.

O Diário Oficial do Estado do dia 02 de agosto, três dias depois de Maranhão anunciar o rompimento com o governo, só circulou dia 09 agosto. Uma semana depois.

Durante esse tempo, provavelmente, estava sendo feita a filtragem. Ficou no governo quem durante a semana decisiva acenou para a aliança.

Não há questionamentos sobre legitimidade; quem tem a caneta manda. Os cargos são de confiança e como o nome já diz é preciso de confiança.

Mas as exonerações só mostraram que esses espaços só servem para negociar. Para serem usados quando for conveniente.

A suplente de deputada estadual, Olenka Maranhão, entrou no lugar de Trócolli Jr. depois de uma manobra. Saiu nessa leva para Trócolli voltar compulsoriamente à AL. O objetivo era único: retaliar a ex-aliada.

Na verdade, esses movimentos eram todos previstos e, como disse, até naturais. Se os personagens estivessem em posições inversas, não tenho dúvida, a forma de agir seria a mesma. O problema é que se vende a política de atos republicanos e a ação é da política dos coronéis. Laerte Ciqueira.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: