Início > Uncategorized > Paraíba já tem mais de 4 milhões de habitantes.

Paraíba já tem mais de 4 milhões de habitantes.

pp

A população da Paraíba já ultrapassou a casa dos 4 milhões de habitantes. Pelo menos é o que aponta a Projeção da População do Brasil e das Unidades da Federação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a projeção o tempo médio para aumento da população no Estado é de 19 minutos e 23 segundos, ou seja, a cada período deste, a população da Paraíba aumenta. Ainda de acordo com a projeção, a população do Brasil já ultrapassou os 206 milhões. O tempo médio para aumento da população no país é de 20 segundos.

A professora de Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Emília de Rodat, analisou as estatísticas. Para ela, os números isolados não mostram muito sobre a qualidade de vida dos paraibanos. Ela defende que a quantidade de habitantes em um local não interfere se eles terão uma boa vida, e sim a distribuição de renda.

“No meu entender, se você tiver uma boa distribuição de renda, pode ter quatro milhões que vão viver bem. Mas, se permanecer uma concentração de renda na minoria, pode ter um milhão de habitantes e vai ser ruim. A verdade é que se você tem uma população que cresce muito, mas se tem uma divisão correta, a população vai sobreviver bem”, explicou.

Segundo ela, para que isto ocorra, é necessário que haja políticas públicas voltadas para as classes menos favorecidas da população. Ela cita alguns exemplos como o Sistema Unificado de Saúde (SUS) como bons demonstradores de políticas públicas.

“O SUS foi um dos ganhos que tivemos na Constituição Federal. É considerado um beneficio raríssimo no mundo, que prevê saúde para todos. É claro que as condições são penosas, mas você é atendido. Quantos de nós sofremos um acidente e corre para o Hospital de Trauma, por exemplo? Ele é do SUS. Ou uma UPA. É claro que, para atender 100% da população, é impossível ter 100% de qualidade nos atendimentos”, disse, citando ainda outras políticas importantes como o PNAI e o PAA.

Secretaria do Estado

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado Desenvolvimento Humano solicitando informações sobre quais políticas públicas estão sendo desenvolvidas na Paraíba para lidar com o aumento na população. A assessoria de imprensa da secretaria tratou apenas sobre as ações desenvolvidas para a terceira idade, como os programas Acolher, Cidade Madura, Centros Sociais Urbanos, entre outros. jp

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: