Início > Uncategorized > Estudante denuncia caso de apologia ao estupro durante trote na UFPB, em JP.

Estudante denuncia caso de apologia ao estupro durante trote na UFPB, em JP.

eeeeeeeeeeeeeeeeA Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai solicitar apuração de denúncia de que estudantes de Engenharia teriam feito apologia ao estupro durante trote realizado nessa sexta-feira (15), no campus de João Pessoa.

De acordo com o presidente Antonio Novais, será agendada para o início da semana uma reunião com todos os membros da comissão para discutir o caso. Conforme a denúncia, uma caloura teria sido coagida por veteranos a usar uma placa com desenhos de pênis e expressões “miss estupra”, “vambora” e “tudo certo”.

A denúncia foi feita por uma aluna do curso de Psicopedagogia, que recolheu o material e o entregou no Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da instituição. Foi a vice-coordenadora do núcleo, Nazaré Zenaide, quem encaminhou a placa à comissão.

“É uma imagem que assusta, pois representa violação de direitos e ameaça a todas as mulheres. Não podemos permitir que a violência contra mulher seja naturalizada. Essa denúncia é muito grave”, avaliou a professora, em conversa com o Portal Correio.

Antonio Novais também classificou o episódio como bastante sério e disse que vai propor aos membros da Comissão de Direitos Humanos o encaminhamento de um pedido de sindicância ao responsável pelo Centro de Tecnologia, onde teria ocorrido o trote, segundo a denúncia.

“Esperamos que a direção do CT atenda o pedido, investigue essa situação e busque os responsáveis. Encontrando-os, é importante que se defina também uma punição para eles”, pontuou.

À reportagem, Novais disse ainda que a Comissão de Direitos Humanos irá discutir ações de formação educativa para evitar novos casos semelhantes. “É inadmissível que um ato dessa gravidade ocorra em uma instituição de ensino. Vamos acompanhar o caso para garantir providências e também trabalhar para que não volte a acontecer. Não iremos nos silenciar diante disso”, garantiu.

Redes sociais

A denúncia já tem forte repercussão em um grupo no Facebook criado para discutir assuntos ligados a UFPB. Em relato feito na página, o usuário Estevão Martins Palitot lamentou que “tal humilhação e violência” tenha ocorrido na UFPB. A postagem impulsionou debate sobre cultura do estupro e falta de segurança no campus e, até às 17h deste sábado (16), havia recebido quase 1.200 interações, entre curtidas, comentários e compartilhamentos.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: