Início > Uncategorized > PB perde quase mil leitos de internação do SUS em cinco anos.

PB perde quase mil leitos de internação do SUS em cinco anos.

leitoA Paraíba perdeu 995 leitos de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre 2010 e 2015. O levantamento é do Conselho federal de Medicina (CFM) e foi divulgado nesta terça (17). O estado está entre as 19 Unidades Federativas do País que, juntas, tiveram queda de quase 24 mil nesses leitos de internação, que são aqueles destinados a pacientes que precisam permanecer num hospital por mais de 24 horas. A Secretaria de Saúde do Estado informou que essa informação do CFM refere-se a instituições filantrópicas, municipais e privadas.

Em 2010, a Paraíba tinha 8.134 letos de internação, número que foi reduzido para 7.139 até 2015. No Brasil, havia 335,5 mil deles para uso exclusivo do SUS, número que chegou a 312 mil em dezembro de 2015, o que, segundo o CFM, representa uma queda de 13 leitos por dia. Dentre as especialidades mais afetadas no período, na Paraíba, a mais afetada foi a de Pediatria, com perda de 410 leitos deles.

“A insuficiência de leitos para internação ou realização de cirurgias é um dos fatores para o aumento do tempo de permanência nas emergências. São doentes que acabam ‘internados’ nas emergências à espera do devido encaminhamento para um leito adequado, correndo riscos de contrair infecções”, constata o presidente do CFM, Carlos Vital.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: