Início > Uncategorized > Campanha de vacinação contra vírus da gripe começa neste sábado.

Campanha de vacinação contra vírus da gripe começa neste sábado.

4e8ab47774f6690d2e69A campanha nacional de vacinação contra influenza começa neste sábado (30), com um ‘Dia D’, e vai até 20 de maio, segundo orientações do Ministério da Saúde. Na Paraíba, o evento acontece no município de Santa Luzia, no sertão do Estado. A abertura oficial será às 9h, no centro da cidade, em frente ao Parque do Forró.

A vacina contra a gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é feita por pesquisadores e definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para 2016, a Paraíba recebeu até o momento 500 mil doses da vacina (50% da meta) trivalente contra a gripe. A meta total é vacinar 759.280 (80% do público-alvo) pessoas em todo o Estado.

“Vale lembrar que a vacina contra a gripe tem duração de um ano e não previne a doença. Ela previne complicações que a gripe pode causar como síndromes e hospitalizações. Até o dia 13 de maio, o Estado deve receber as demais doses para atingir 100% da meta de vacinação”, afirmou a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Isiane Queiroga.

Para este ano, os grupos prioritários da vacinação contra a gripe são: crianças de seis meses a cinco anos, idosos com mais de 65 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias), presidiários e trabalhadores do sistema prisional, população indígena, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

“Orientamos que os municípios garantam que sejam aplicadas as doses dentro dos grupos prioritários, do contrário, pode faltar vacina para quem realmente tem prioridade na imunização”, alertou Isiane.

Em Campina Grande
Já em Campina Grande, mais de 30 unidades de saúde estarão com as portas abertas e profissionais aplicando a injeção que protege contra três vírus da gripe, incluindo a H1N1. Até o momento já foram vacinados mais de nove mil profissionais de saúde e mais de duas mil gestantes.

A partir deste sábado a vacina será ampliada também para as crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, idosos a partir de 65 anos de idade, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, presidiários e trabalhadores do sistema prisional, população indígena, pessoas com doenças crônicas e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: