Governador anuncia Porto Seco e Centro de Inovação Tecnológica

O Governo do Estado deu um passo importante para implantar dois equipamentos que vão impulsionar o desenvolvimento econômico da região de Campina Grande. Na manhã de hoje, durante solenidade no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), que marcou os cem dias de gestão, o governador Ricardo Coutinho assinou o decreto desapropriando um terreno para a instalação do Porto Seco em Campina Grande e anunciou a liberação de mais de R$ 700 mil para a construção do Centro de Inovação Tecnológica Telmo de Araújo (Citta), no bairro de Bodocongó.

Na solenidade, o governador também sancionou a lei que cria a Guarda Militar de Reserva. Em seu discurso, Ricardo Coutinho anunciou obras nas áreas de saneamento e abastecimento, como o reinício no dia 26 de abril da construção da barragem São José e o lançamento, este mês, do edital para o tratamento do esgoto de Campina Grande, que está orçadao em R$ 2 milhões e deve ser concluído até agosto. “Não é possível que mesmo tendo 80% de área saneada, a cidade continue depositando seu esgoto em Acauã”, explicou.

Outras ações do governo serão a instalação de um Centro de Referência para as Mulheres Vítimas de Violência e a inauguração, ainda este mês, do Restaurante Popular, que fica localizado na Avenida Floriano Peixoto. O governador também destacou o primeiro edital para a liberação de recursos dentro do Programa Empreender-Paraíba, que será lançado nos próximos dias, e a definição do calendário do Orçamento Democrático, que em Campina começa com uma plenária no dia 20 de maio. Campina Grande será beneficiada ainda com a implantação de 12 cursos pré-vestibulares, uma escola técnica estadual, uma escola em tempo integral e o Plano Estadual de Alfabetização.

Em solenidade bastante prestigiada, o governador pediu apoio da bancada federal para a implantação do Porto Seco em Campina Grande, lembrando que os municípios de Salgueiro e Caruaru, em Pernambuco, e Mossoró, no Rio Grande do Norte, estão tentando viabilizar o projeto junto ao Governo Federal. Em relação ao Centro de Inovação Tecnológica o governador colocou o projeto como prioritário por beneficiar 60 empresas de Tecnologia da Informação e gerar 450 empregos qualificados na região.

Ricardo afirmou que a presidente da Cinep, Margarete Bezerra, entregou o memorial com o projeto do Porto Seco esta semana na Receita Federal, mas frisou que esse projeto não depende apenas do Governo do Estado. “É preciso lutar para conseguirmos trazer um equipamento que vai possibilitar que as empresas realizem suas exportações e importações em Campina Grande, estimulando a implantação de novas empresas na região”, explicou.

O vice-governador Rômulo Gouveia destacou as conquistas implementadas pelo Governo do Estado nestes 100 dias em Campina Grande, como a adutora São José, o conclusão do restaurante popular na Floriano Peixoto, a implantação do Centro de Inovação Tecnológica e os investimentos para reestabelecer o atendimento no Hospital Regional e outras unidades hospitalares.

O presidente da Fiep, Buega Gadelha, disse que pela primeira vez os industriais e os setores produtivos participaram efetivamente, junto com o governo, da elaboração de um projeto econômico para a Paraíba com foco numa geração futura.

“O Porto Seco deve ser uma luta de toda a Paraíba, porque possibilitará que empresários, produtores e agricultores exportem e importem aqui mesmo gerando mais condições para o aumento da produção, a instalação de mais empresas e mais emprego e renda. Será uma espécie de ponto de partida e chegada dos produtos da Paraíba”, avaliou Buega, acrescentando que essa é uma reivindicação dos industriais, produtores e agricultores.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s