Início > Uncategorized > População da Paraíba chega a 3,7 milhões

População da Paraíba chega a 3,7 milhões

Em dez anos a Paraíba ganhou 306 mil habitantes e hoje a população do Estado é de 3.766.384 moradores que vivem em 1,3 milhão de domicílios. Os dados foram revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que divulgou ontem os primeiros resultados do Censo 2010. Com relação à contagem geral da população realizada em 2000, quando foram contabilizadas 3.443.825 pessoas, a Paraíba registrou um crescimento de 9,38%, a segunda menor taxa do Nordeste (que cresceu 11,18%) e a quarta menor do país. No Brasil, segundo o Censo 2010, somos 190.732.694 de pessoas e a taxa de crescimento acumulada em dez anos foi de 12,33%.

A população paraibana é 0,09% menor que a estimativa realizada pelo IBGE no ano passado, mas mesmo assim, a Paraíba ainda é o quinto do Nordeste em população. O chefe do órgão na Paraíba, Aniberto Mendonça, acredita que a baixa taxa de crescimento populacional pode estar relacionada ao controle da natalidade por parte das famílias e à consequente diminuição nas taxas de nascimento. “A Paraíba está apresentando uma tendência para uma população cada vez mais idosa. Para mim este é um motivo de preocupação porque a população vai ficando cada vez mais envelhecida”, destacou.

Atrelada às baixas taxas de crescimento, segundo Aniberto Mendonça, também está a redução do número médio de pessoas por domicílio. A média é de 3,4 pessoas por residência, enquanto que em 2000 a média era de 4,1 moradores. Algumas famílias, no entanto, ainda vivem com mais de quatro pessoas na mesma casa. É o caso da professora Kelly Cândido de Sousa, de 38 anos, que mora com a mãe, duas filhas e o marido. Na casa ao lado, moram o irmão, a esposa dele e mais dois filhos. “Eu só tenho duas filhas, minha mãe só teve dois filhos e meu irmão também tem dois filhos”, revelou a propensão observada na família.

Um outro dado revelado pelo IBGE, é a concentração populacional na zona urbana, sobretudo na Grande João Pessoa. Dos 3,7 milhões de habitantes contabilizados no Estado, 75,3% (2,78 milhões) residem na área urbana das cidades. O índice de urbanização na ainda é menor que o do Brasil (84,35%). “Observa-se uma tendência crescente da população sair da zona rural para a zona urbana, principalmente em busca mais oportunidades”, comentou Aniberto. Foi observado ainda que existe uma inclinação da população pela escolha de morar na região da capital. Pela primeira vez, a quantidade de habitantes dos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo, ultrapassou um milhão, chegando a 1.001.531

O município de maior população do Estado continua sendo João Pessoa, com 723.514 moradores e densidade demográfica de 3.428 habitantes por quilômetro quadrado, enquanto que a média estadual é de 67,73 por quilômetro quadrado. Segundo o IBGE, a capital apresentou também o maior crescimento absoluto da Paraíba nos últimos dez anos, recebendo uma média de 12,6 mil novos habitantes anualmente.
A segunda maior população da Paraíba está em Campina Grande, que tem 385.276 moradores, seguido de Santa Rita (120.333 habitantes). Já entre os municípios de menor população estão Parari 91.256) e São José do Brejo de Cruz (1.684).

A Paraíba foi o primeiro Estado a concluir a coleta de dados e no dia quatro de novembro começou a revisão das informações colhidas. Ao final da coleta, moradores de 3.519 domicílios não foram localizados pelo IBGE. “Havia indícios de que os imóveis estavam fechados, mas existiam moradores. Os recenseadores voltaram nestes imóveis, mas ningém da família estava no local para responder à entrevista”, informou Aniberto, acrescentando que a maior parte de domicílios fechados se concentrou em João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Cabedelo. Segundo o chefe do IBGE, a quantidade de domicílios fechados representa apenas 0,27% do total, o menor percentual do país. Além dos domicílios fechados, os recenseadores encontraram 148.810 imóveis vagos e 71,4 mil de uso ocasional. As informações sobre renda, educação, faixa etária da população e características domiciliares serão divulgadas pelo IBGE em 2011.

About these ads
CategoriasUncategorized
  1. rebeca
    25/05/2011 às 20:45 | #1

    OII achei tudo oq eu queria brigadinho vlw

  2. scheilla
    28/08/2011 às 10:52 | #3

    Gostaria de saber sobre a economia dos Municipios da Paraíba

    • joão bosco da silva
      18/04/2012 às 21:10 | #4

      eu adoro a minha querida paraíba um beijo para todos os paraibanos preto de doca

  3. Antonio Guedes de Brito
    19/05/2012 às 21:23 | #5

    Gostaria de receber relação da população urbana e rural das cidades da Paraíba

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: